dodouro press


Câmara de Lamego atribui bolsas a alunos do ensino superior
A Câmara Municipal de Lamego vai voltar a conceder 12 bolsas de estudo a alunos do ensino superior para que continuem a sua formação académica, apesar das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares. Esta ajuda tem por objetivo custear despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e/ou propinas.

Jornadas Sociais de Armamar
Vai ter lugar nos próximos dias 23 e 24 de novembro a sétima edição das Jornadas Sociais de Armamar, a realizar no auditório da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso.
Sob o mote “Práticas para melhor cuidar: novos desafios, novas respostas”, o programa é composto por quatro painéis temáticos com vários oradores convidados.

28º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança
é já no próximo dia 20 de novembro, segunda-feira, que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tarouca, associando-se às comemorações do 28º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, irá levar a cabo um conjunto de iniciativas com o objetivo de aumentar a consciência pública acerca da Convenção, bem como alertar e sensibilizar para os direitos fundamentais das crianças.

UTAD organiza a Semana da Ciência e Tecnologia/2017
O rosto e a ação dos nossos cientistas
Quem são os cientistas, como trabalham, o que investigam e que resultados obtêm, são questões a que a Semana da Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que decorrerá de 20 a 26 de novembro, vai dar resposta.

“A VIDA PASSA Lá FORA” COM O REITOR DA UTAD, PROF. FONTAINHAS FERNANDES
O quarto encontro do projeto cultural “A Vida passa Lá Fora”, do Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, tem como convidado o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Prof. Fontainhas Fernandes. A conversa começa pelas 18h00 do próximo sábado, 18 de Novembro, e será moderada pelo jornalista da TSF, Fernando Alves.

Câmara de Moimenta da Beira tem 30 mil euros para 20 prémios de mérito a alunos  carenciados
As candidaturas abriram na passada segunda-feira, 6 de novembro, e fecham 15 dias depois, a 20 do mesmo mês. Trata-se da atribuição do prémio de mérito a alunos com dificuldades económicas matriculados no Ensino Superior no ano letivo 2017/2018. São 30 mil euros para um máximo de vinte prémios de mérito estudantil que atribuirá a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Infraestruturas de Portugal garantiu rapidez
José Manuel Gonçalves trouxe garantidas que o encerramento da linha do Douro será apenas por três meses
José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, reuniu ontem (2 de Novembro) com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme dOliveira Martins, bem como com os responsáveis pela CP – Comboios de Portugal. 
Em cima da mesa esteve o encerramento temporário do troço entre Caíde e Marco de Canavezes, com vista à execução de obras de modernização da linha, sem os condicionalismos da passagem dos comboios. 

Abriu o período das candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS)
Abriu esta segunda-feira, 6 de novembro, o período das candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), Campanha 2018/2019. O prazo é por um mês e decorre até dia 6 de dezembro de 2017. As mesmas são submetidas online na área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo > Candidaturas > VITIS > Campanha 2018-2019  Entregar/Alterar/Consultar.

Exposição «Da Natureza e do Ser Humano»
De 29 de setembro (com inauguração às 18h30) a 19 de novembro de 2017 vai estar patente no Museu Municipal a exposição de pintura intitulada “Da Natureza e do Ser Humano” da autoria da artista Margarida Figueira.

Mais um Duriense lá no alto
José Maria da Fonseca Carvalho nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo da secção do Contencioso Tributário
José Maria da Fonseca Carvalho é natural de Vila Seca de Armamar, filho de Manuel Lopo de Carvalho e de Guilhermina da Fonseca Mendes ferreira, licenciado em direito em 30-04-1974 pela faculdade de direito da universidade de Lisboa, é pós graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tem o mestrado em Direito Tributário pela Escola de Direito da universidade do Minho. É proprietário na região demarcada do Douro e é um profundo conhecedor dos problemas durienses.
Foi nomeado delegado do Procurador da república de 3ª classe da Comarca de Valpaços em Outubro de 1974, promovido a delegado do Procurador da República de 2ª classe e colocado na comarca de Lamego em 1976, promovido a delegado de 1ª classe em Outubro de 1977 e colocado na comarca de Almada, nomeado Juiz das comarcas de Miranda do Douro e de Vimioso em Janeiro de 1980, nomeado Juiz do 1º Juízo criminal do Porto em Outubro de 1980 tendo presidido nos tribunais criminais até Outubro de 1983, colocado a seu pedido na comarca de peso da régua em Outubro de 1983, tendo intervido nos colectivos de Mesão Frio, Baião, Resende, Castro D’Aire, Cinfães, Tabuaço, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira;

Salesforce, o líder mundial em cloud computing empresarial, seleccionou o SpeedyData para fazer parte do Mobile Show Case na conferência DreamForce, que começou dia 18 em São Francisco nos Estados Unidos da América. A aplicação desenvolvida pela Dom Digital foi destacada entre 2.000 aplicações do AppExchange, o maior mercado de apps empresariais.

Professor da FMUP à frente de orgão de referência em Cirurgia Vascular
Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP.
Armando Mansilha, professor e investigador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito Secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).
A eleição decorreu na reunião do Conselho deste órgão, onde estão representados todos os países da UEMS. O docente da FMUP venceu a eleição por votação maioritária (23 votos) contra um candidato inglês (5 votos) e ocupará o cargo por quatro anos.