dodouro press


Teatro de comédia na Casa do Povo de Leomil amanhã, sábado
Noventa minutos de bom teatro de comédia, comédia hilariante em três atos, no palco do salão maior da Casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira, este sábado à noite (21h30), 18 de março.
“Precisa-se de um cadáver” do grupo de teatro “Teatraço”, direção e encenação de Beto Coville. Uma peça que ganhou os prémios de “Melhor Espetáculo” (Teatraço); “Melhor Encenação” (Beto Coville) e “Melhor Atriz” (Nucha Martins) no Festival Nacional de Teatro que decorreu em 2015 em Proença-a-Nova, tendo ainda conseguido a nomeação para “Melhor Ator” (Bruno Silva).

Município de Tabuaço na BTL 2017
Amanhã, sábado, 18 de Março, o Município de Tabuaço marca presença na Bolsa de Turismo em Lisboa (BTL), a maior Feira de Turismo portuguesa, que terá lugar na FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações.
A política de investimento do município na valorização do património natural e cultural concelhio tem suscitado o interesse cada vez maior de turistas nacionais e estrangeiros. A participação neste evento dá seguimento a esta aposta, sendo uma janela de promoção do que o concelho tem para oferecer.

Festa das Cavacas em Resende
Dia 26 de março, em Caldas de Aregos
é já no dia 26 de março de 2017 que Caldas de Aregos, em Resende, vai receber a 11.ª edição da Festa das Cavacas. O evento ideal para se deixar envolver pelos sabores deste concelho, situado junto à margem sul do rio Douro, e comprovar por si mesmo a qualidade do doce mais conhecido da região.Cerca de duas dezenas de produtores disponibilizarão este delicioso doce de Resende, num certame onde não faltarão os vinhos da região, licores, compotas e artesanato local, tudo aliado à animação popular proporcionada pelos grupos de danças e cantares tradicionais do concelho.

Novas Canções da Montanha de regresso ao Espaço Miguel Torga
Osso Vaidoso, Aline Frazão, Governo e Estilhaços perfazem o programa. 
Ciclo de música Novas Canções da Montanha levará ao Espaço Miguel Torga, pelo segundo ano consecutivo, quatro artistas de referência nacional onde a língua portuguesa tem o papel de destaque nos seus trabalhos artísticos. 

Moimenta da Beira volta a mostrar-se na Bolsa de Turismo de Lisboa
O Município de Moimenta da Beira vai voltar a mostrar-se na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior evento do sector que se realiza em território nacional, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.A promoção do concelho vai fazer-se no dia 18 deste mês de março, no espaço da Comunidade Intermunicipal do Douro, balcão da “Turismo Porto e Norte de Portugal”, entre as 14h30 e as 16h30. Duas horas que prometem ser de charme, com o desfile do melhor que se produz no concelho de Moimenta da Beira.

Município de Sabrosa lança dois novos festivais

Rir Sem Bilhete e Artistas da Nossa Terra são as novas propostas de animação, humor e música do Município de Sabrosa para iniciar já nesta Primavera. Estes festivais terão como epicentro o Auditório Municipal, cuja escolha do local é uma opção clara por parte do novo executivo, numa estratégia de valorização e nova dinâmica para o espaço, numa expectativa de incentivo a uma maior presença de público e artistas.

Inscrições abertas para cursos de teatro na Galeria Luís Veiga Leitão, em Moimenta da Beira
São formações que vão durar nove meses nas áreas da interpretação e em técnicas de luz e som, previstas para terem início já durante o próximo mês de março, na Galeria Luís Veiga Leitão, que ocupa o piso superior do edifício do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira. 

Semana Nacional Cáritas arranca já em Março:
Cáritas Diocesana procura voluntários para Peditório Nacional 
·         Peditório Nacional da Cáritas irá decorrer entre 16 e 19 de março;
·         Verbas angariados pelos voluntários durante o Peditório Nacional da Cáritas revertem para as ações das Cáritas Diocesanas desenvolvidas ao longo do ano;

Murça - 18 fev 2017 a 30 mar 2017
Exposição de Pintura “E pur si muove” de Rui Duarte
“E Pur Si Muove” é o título da exposição de pintura de Rui Duarte que a partir do próximo dia 18 de fevereiro, irá estar patente na Galeria de Exposições do Auditório Municipal de Murça. As palavras de Galileu Galilei – “E no entanto ela move-se” – aquando da renúncia forçada sobre o Sistema Solar, serviram de fonte de inspiração ao autor que se propõe a “desafiar o senso comum através da Arte” e “incitar o espetador a fazer as leituras que a sua imaginação for capaz de gerar”.

10ª Edição do passeio “BTT Demo” já tem data marcada: 2 de abril de 2017
O clube de cicloturismo “Pedaladas”, de Moimenta da Beira, anuncia que a 10ª edição do passeio "BTT Demo" já tem data marcada: 2 de Abril de 2017. “Estamos a trabalhar para mais uma vez proporcionarmos a todos os participantes um dia de BTT ao mais alto nível, pedalando pelos fantásticos trilhos do demo”, dizem os organizadores.

“Lua Cheia, Arte na Aldeia” , uma iniciativa da Companhia Peripécia Teatro 
Quando a lua marca a agenda
Quando o céu aponta a lua redonda, em Coêdo, pequena aldeia de Vila Real, já se sabe: é noite de “Lua Cheia, Arte na Aldeia”. 
Tem sido assim nos últimos anos e vai ser assim, novamente, este ano, entre Fevereiro e Julho. Ao longo de seis meses a companhia Peripécia Teatro vai organizar serões culturais na antiga escola primária de Coêdo, atual sede da companhia transnacional. "Faz este ano uma década que nos instalámos na escola primária desativada da aldeia de Coêdo. 

Abertura Da Exposição
VELHICE. DIGNIDADE. BELEZA |
DO CARMO VIEIRA - 7 JANEIRO | 18H00 - ESPAçO MIGUEL TORGA | SãO MARTINHO DE ANTA - PATENTE ATé 31 DE MARçO 2017
“MEMóRIAS”
Velhice. Dignidade. Beleza
O retrato pretende conservar a memória da pessoa amada ou admirada, preservar de si algo mais que um nome, ou uma identidade. O artista tenta restituir à imagem visível, o invisível de uma personalidade, num complexo conjunto de sinais como a força de um olhar, a passagem de um tempo que contem vivências, afectos. 

APRESENTAçãO DO LOVE TILES DOURO GRANFONDO 2017

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, na cidade invicta, foi o majestoso cenário para a apresentação do Love Tiles Douro Granfondo de 2017, que decorrerá a 7 de maio.
A cerimónia contou com várias dezenas de convidados e um autêntico desfile de estrelas, tanto do ciclismo como outros nomes grandes do desporto nacional.

Mais um Duriense lá no alto
José Maria da Fonseca Carvalho nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo da secção do Contencioso Tributário
José Maria da Fonseca Carvalho é natural de Vila Seca de Armamar, filho de Manuel Lopo de Carvalho e de Guilhermina da Fonseca Mendes ferreira, licenciado em direito em 30-04-1974 pela faculdade de direito da universidade de Lisboa, é pós graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tem o mestrado em Direito Tributário pela Escola de Direito da universidade do Minho. É proprietário na região demarcada do Douro e é um profundo conhecedor dos problemas durienses.
Foi nomeado delegado do Procurador da república de 3ª classe da Comarca de Valpaços em Outubro de 1974, promovido a delegado do Procurador da República de 2ª classe e colocado na comarca de Lamego em 1976, promovido a delegado de 1ª classe em Outubro de 1977 e colocado na comarca de Almada, nomeado Juiz das comarcas de Miranda do Douro e de Vimioso em Janeiro de 1980, nomeado Juiz do 1º Juízo criminal do Porto em Outubro de 1980 tendo presidido nos tribunais criminais até Outubro de 1983, colocado a seu pedido na comarca de peso da régua em Outubro de 1983, tendo intervido nos colectivos de Mesão Frio, Baião, Resende, Castro D’Aire, Cinfães, Tabuaço, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira;

Salesforce, o líder mundial em cloud computing empresarial, seleccionou o SpeedyData para fazer parte do Mobile Show Case na conferência DreamForce, que começou dia 18 em São Francisco nos Estados Unidos da América. A aplicação desenvolvida pela Dom Digital foi destacada entre 2.000 aplicações do AppExchange, o maior mercado de apps empresariais.

Professor da FMUP à frente de orgão de referência em Cirurgia Vascular
Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP.
Armando Mansilha, professor e investigador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito Secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).
A eleição decorreu na reunião do Conselho deste órgão, onde estão representados todos os países da UEMS. O docente da FMUP venceu a eleição por votação maioritária (23 votos) contra um candidato inglês (5 votos) e ocupará o cargo por quatro anos.