dodouro press


Cereja é a rainha da Festa em Resende
Festival da Cereja é já nos dias 3 e 4 de junho
A cereja é a rainha da festa em Resende, no seu já reconhecido Festival que este ano decorrerá nos dias 3 e 4 de junho.
O Município de Resende aposta, mais uma vez, na promoção deste fruto, que é o ex-libris do concelho, conhecido pela sua doçura e pelos seus benefícios para a saúde, já que este é rico em nutrientes que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios.

“O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro, lançado em Soutosa pela Câmara de Moimenta da Beira e Bertrand
Uma edição nova de “O Homem da Nave (Serranos, Caçadores e Fauna Vária)", livro que Aquilino Ribeiro escreveu e publicou originalmente em 1954, vai ser lançada no dia 27 de maio, às 16 horas, num auditório a céu aberto situado a 500 metros da Fundação Aquilino Ribeiro (lugar do Senhor da Aflição), em Soutosa, Moimenta da Beira. 

Caminhadas culturais, paisagísticas e gastronómicas em Moimenta da Beira
é um fim de semana pelas Terras do Demo (10 e 11 de junho). Dois dias com caminhadas, visitas a locais históricos e culturais, provas de espumante, gastronomia tradicional, leitura de poesia de Aquilino Ribeiro, mergulhos na praia fluvial de Vilar (para quem quiser), um sem-número de atividades que se vão desenrolar no riquíssimo espaço monumental e territorial do concelho de Moimenta da Beira. 

Teatro no palco do Auditório Municipal de Moimenta da Beira, sábado à noite

O grupo “TeatrUrgente”, que foi criado em Viseu (2014) por amigos que partilham a mesma paixão e experiências em teatro, faz subir ao palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, no próximo sábado, 27 de maio, às 21h30, a peça “Entre Linhas”, um projeto em curso com criação artística e encenação de Rafaela Santos, atriz profissional (Amarelo Silvestre) e formadora em Teatro, (Lugar Presente/Companhia Paulo Ribeiro/ Teatro Viriato), projeto feito a partir de vários textos de José Fanha, Luís Filipe Borges e Isabel Moura.

Fernando Alves (TSF) à conversa com A.M.Pires Cabral
“A Vida Passa Lá Fora” é o mote para um momento imperdível de conversa e tertúlia, no qual participarão o jornalista da TSF Fernando Alves e o escritor A.M. Pires Cabral, a partir das 18h00 do próximo sábado, 27 de maio, no Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta.

Alice no País das Maravilhas fecha 1ª mostra de Teatro de Boticas
Dia 27 de maio, pelas 21.30 horas, terá início o derradeiro espetáculo de Cenas de Maio – 1ª Mostra de Teatro de Boticas, promovida pela associação Fórum Boticas. Trata-se de “Alice no País das Maravilhas, uma adaptação feita pelo Teatro Fórum Boticas da obra homónima de Lewis Carroll.

Município disponibiliza 10 lotes e apoia a construção das habitações

Na prossecução das políticas viradas para a atracão e fixação das pessoas no seu território, a Câmara Municipal de Sabrosa prepara-se para avançar com um conjunto de medidas de apoio à construção de 10 habitações na área do Complexo Habitacional da Mata da Soalheira, situado na parte alta da Vila. O teor destas ajudas será aberto à discussão pública em meados do próximo mês de Junho.

São Cipriano celebra a tradição musical com encontro de bandas filarmónicas

A aldeia de São Cipriano, no concelho de Resende, vai celebrar a sua tradição musical secular com um encontro de bandas filarmónicas. A iniciativa está marcada para a tarde do próximo dia 27 de maio.

Amigos de Ferreiros - Associação Cultural e Desportiva
Percurso Pedestre Solidário “Varandas do Douro”
A favor das famílias das vítimas da Tragédia da Pirotecnia Egas Sequeira
A Amigos de Ferreiros - Associação Cultural e Desportiva organiza, no dia 4 de junho, com o apoio do Centro Municipal de Marcha e Corrida, Câmara Municipal de Lamego, Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Junta de Freguesia de Ferreiros, Junta de Freguesia de Avões, revista “O Praticante”, Ginásio House of Fitness e Inovterra, o Percurso Pedestre Solidário “Varandas do Douro”.

Resende recebe fim de semana gastronómico
Anho assado e cavacas à mesa de 10 restaurantes
De 26 a 28 de maio de 2017 Resende recebe um fim de semana gastronómico, dedicado aos pratos mais tradicionais deste concelho: o anho assado com arroz de forno e as cavacas, como sobremesa.

DOURO ROCK COM A MELHOR MúSICA PORTUGUESA
11 e 12 de Agosto :: Peso da Régua
O DOURO ROCK reforça a aposta na melhor música nacional na segunda edição do festival que se realiza dias 11 e 12 de Agosto no Peso da Régua. GNR, Blind Zero, Linda Martini, Capitão Fausto, You Cant Win Charlie Brown, Marta Ren & The Groovelvets, Piruka e Bed Legs são os protagonistas de duas noites de festa na margem do rio Douro. Pop, rock, indie, funk, soul e hip-hop são os géneros musicais representados no DOURO ROCK num festival 100 por cento português onde as novas gerações da música se cruzam com nomes mais consagrados.

Município de Sabrosa lança dois novos festivais

Rir Sem Bilhete e Artistas da Nossa Terra são as novas propostas de animação, humor e música do Município de Sabrosa para iniciar já nesta Primavera. Estes festivais terão como epicentro o Auditório Municipal, cuja escolha do local é uma opção clara por parte do novo executivo, numa estratégia de valorização e nova dinâmica para o espaço, numa expectativa de incentivo a uma maior presença de público e artistas.

“Lua Cheia, Arte na Aldeia” , uma iniciativa da Companhia Peripécia Teatro 
Quando a lua marca a agenda
Quando o céu aponta a lua redonda, em Coêdo, pequena aldeia de Vila Real, já se sabe: é noite de “Lua Cheia, Arte na Aldeia”. 
Tem sido assim nos últimos anos e vai ser assim, novamente, este ano, entre Fevereiro e Julho. Ao longo de seis meses a companhia Peripécia Teatro vai organizar serões culturais na antiga escola primária de Coêdo, atual sede da companhia transnacional. "Faz este ano uma década que nos instalámos na escola primária desativada da aldeia de Coêdo. 

Mais um Duriense lá no alto
José Maria da Fonseca Carvalho nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo da secção do Contencioso Tributário
José Maria da Fonseca Carvalho é natural de Vila Seca de Armamar, filho de Manuel Lopo de Carvalho e de Guilhermina da Fonseca Mendes ferreira, licenciado em direito em 30-04-1974 pela faculdade de direito da universidade de Lisboa, é pós graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tem o mestrado em Direito Tributário pela Escola de Direito da universidade do Minho. É proprietário na região demarcada do Douro e é um profundo conhecedor dos problemas durienses.
Foi nomeado delegado do Procurador da república de 3ª classe da Comarca de Valpaços em Outubro de 1974, promovido a delegado do Procurador da República de 2ª classe e colocado na comarca de Lamego em 1976, promovido a delegado de 1ª classe em Outubro de 1977 e colocado na comarca de Almada, nomeado Juiz das comarcas de Miranda do Douro e de Vimioso em Janeiro de 1980, nomeado Juiz do 1º Juízo criminal do Porto em Outubro de 1980 tendo presidido nos tribunais criminais até Outubro de 1983, colocado a seu pedido na comarca de peso da régua em Outubro de 1983, tendo intervido nos colectivos de Mesão Frio, Baião, Resende, Castro D’Aire, Cinfães, Tabuaço, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira;

Salesforce, o líder mundial em cloud computing empresarial, seleccionou o SpeedyData para fazer parte do Mobile Show Case na conferência DreamForce, que começou dia 18 em São Francisco nos Estados Unidos da América. A aplicação desenvolvida pela Dom Digital foi destacada entre 2.000 aplicações do AppExchange, o maior mercado de apps empresariais.

Professor da FMUP à frente de orgão de referência em Cirurgia Vascular
Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP.
Armando Mansilha, professor e investigador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito Secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).
A eleição decorreu na reunião do Conselho deste órgão, onde estão representados todos os países da UEMS. O docente da FMUP venceu a eleição por votação maioritária (23 votos) contra um candidato inglês (5 votos) e ocupará o cargo por quatro anos.