dodouro press


Truta volta a ser rainha em II edição de Festival promovido em Tarouca
O Município de Tarouca irá levar a cabo a II edição do Festival da Truta, que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de julho, com o objetivo de promover e projetar o Rio Varosa e Varosela, as diversas atividades a ele associadas, bem como as afamadas trutas do varosa, ex líbris da gastronomia típica do concelho.

VIII Jornadas Medievais do Douro 
Canelas, berço do teatro em Portugal
A freguesia de Canelas, pretende ser distinguida como o berço do teatro em Portugal, irá receber mais uma edição das Jornadas Medievais do Douro, nos dias 28, 29 e 30 de julho. O evento recriará a visita de D.Sancho I à “villa de Canellas”, altura em que El-Rei doou as terras de Canelas aos dois jograis, Bonamis e Acompaniado a quem tinha encomendado um arremedilho. O  documento da doação é o testemunho mais antigo que se conhece de manifestações teatrais na Idade Média em Portugal.

Resende Feira de S. Cristóvão
No próximo dia 25 de julho, o Município de Resende, em colaboração com a União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, cumpre a tradição com a realização da Feira de S. Cristóvão, que tem início na noite anterior, com baile, a partir das 21h30, onde a banda “Raio de Sol”, promete muita animação.

29 de Julho
"Exploradores da Serra" pelo Teatro do Montemuro
A Serra do Montemuro é conhecida, desde longa data, pela riqueza das suas gentes e das suas histórias, dos seus terrenos em volta: turfeiras abundantes, ouro (hoje quase exausto, após a exploração romana), e mais recentemente o vento (que de certo modo inverteu o sentido da frase “e tudo o vento levou”), mas sobretudo pela abundância de pedras, algumas delas raras e preciosas, que ainda hoje se descobrem, a par e passo. 

CVRVV convida a celebrar a Região entre 20 e 23 de Julho
VINHO VERDE WINE FEST REGRESSA à ALFâNDEGA DO PORTO COM PROGRAMA PARA TODA A FAMíLIA
A 4ª edição do Vinho Verde Wine Fest (VVWF) chega à Alfândega do Porto, entre 20 e 23 de Julho, com mais de 300 vinhos em prova, 20 Chefs de cozinha convidados, provas comentadas, sessões de showcooking, encontro de automóveis clássicos e ateliers criativos para os mais pequenos, num programa de quatro dias pensado para toda a família.

Feira de Caça da Nave em Alvite com corrida de galgos a contar para o campeonato nacional
A sétima edição da “Feira de Caça da Nave”, que se realiza em Alvite, Moimenta da Beira, no fim-de-semana de 29 e 30 deste mês de julho, tem no programa, logo na manhã do primeiro dia, a partir das 9 horas, uma corrida de galgos, prova que vai contar para o Campeonato Nacional da modalidade. O momento é intenso, único e imperdível pela adrenalina que transmite.

Resende
Festival de Confluências: Casa da Soenga
O Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa, que decorre entre 6 de maio e 23 julho de 2017, durante os fins de semana, percorrendo quintas barrocas dos municípios do Tâmega e Sousa, propõe 20 dias de programação cultural, 60 concertos, 20 espetáculos para famílias e 14 novas criações, envolvendo artistas de referência nacional e internacional da música contemporânea e coletividades culturais do Tâmega e Sousa.

DOURO ROCK COM A MELHOR MúSICA PORTUGUESA
11 e 12 de Agosto :: Peso da Régua
O DOURO ROCK reforça a aposta na melhor música nacional na segunda edição do festival que se realiza dias 11 e 12 de Agosto no Peso da Régua. GNR, Blind Zero, Linda Martini, Capitão Fausto, You Cant Win Charlie Brown, Marta Ren & The Groovelvets, Piruka e Bed Legs são os protagonistas de duas noites de festa na margem do rio Douro. Pop, rock, indie, funk, soul e hip-hop são os géneros musicais representados no DOURO ROCK num festival 100 por cento português onde as novas gerações da música se cruzam com nomes mais consagrados.

“Lua Cheia, Arte na Aldeia” , uma iniciativa da Companhia Peripécia Teatro 
Quando a lua marca a agenda
Quando o céu aponta a lua redonda, em Coêdo, pequena aldeia de Vila Real, já se sabe: é noite de “Lua Cheia, Arte na Aldeia”. 
Tem sido assim nos últimos anos e vai ser assim, novamente, este ano, entre Fevereiro e Julho. Ao longo de seis meses a companhia Peripécia Teatro vai organizar serões culturais na antiga escola primária de Coêdo, atual sede da companhia transnacional. "Faz este ano uma década que nos instalámos na escola primária desativada da aldeia de Coêdo. 

Mais um Duriense lá no alto
José Maria da Fonseca Carvalho nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo da secção do Contencioso Tributário
José Maria da Fonseca Carvalho é natural de Vila Seca de Armamar, filho de Manuel Lopo de Carvalho e de Guilhermina da Fonseca Mendes ferreira, licenciado em direito em 30-04-1974 pela faculdade de direito da universidade de Lisboa, é pós graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tem o mestrado em Direito Tributário pela Escola de Direito da universidade do Minho. É proprietário na região demarcada do Douro e é um profundo conhecedor dos problemas durienses.
Foi nomeado delegado do Procurador da república de 3ª classe da Comarca de Valpaços em Outubro de 1974, promovido a delegado do Procurador da República de 2ª classe e colocado na comarca de Lamego em 1976, promovido a delegado de 1ª classe em Outubro de 1977 e colocado na comarca de Almada, nomeado Juiz das comarcas de Miranda do Douro e de Vimioso em Janeiro de 1980, nomeado Juiz do 1º Juízo criminal do Porto em Outubro de 1980 tendo presidido nos tribunais criminais até Outubro de 1983, colocado a seu pedido na comarca de peso da régua em Outubro de 1983, tendo intervido nos colectivos de Mesão Frio, Baião, Resende, Castro D’Aire, Cinfães, Tabuaço, Moimenta da Beira e S. João da Pesqueira;

Salesforce, o líder mundial em cloud computing empresarial, seleccionou o SpeedyData para fazer parte do Mobile Show Case na conferência DreamForce, que começou dia 18 em São Francisco nos Estados Unidos da América. A aplicação desenvolvida pela Dom Digital foi destacada entre 2.000 aplicações do AppExchange, o maior mercado de apps empresariais.

Professor da FMUP à frente de orgão de referência em Cirurgia Vascular
Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP.
Armando Mansilha, professor e investigador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito Secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).
A eleição decorreu na reunião do Conselho deste órgão, onde estão representados todos os países da UEMS. O docente da FMUP venceu a eleição por votação maioritária (23 votos) contra um candidato inglês (5 votos) e ocupará o cargo por quatro anos.