dodouro press

Sabrosa - Miguel Torga inspira a Criação de Arquivo Sonoro
Sons da Montanha é o nome do projeto de Luís Antero, produzido para o Espaço Miguel Torga, com vista à criação de um Arquivo Sonoro de São Martinho de Anta e de outros lugares percorridos por Torga, e que será apresentado neste Espaço, no próximo sábado, dia 20 de maio, pelas 18h00.
Com o propósito de gravar para memória futura o bucolismo que ainda existe e persiste em São Martinho de Anta, mas igualmente os sons do presente, do quotidiano da aldeia, matéria identitária do lugar sonoro São Martinho de Anta, este arquivo sonoro permanente, estará alojado online e em espaço físico, no Espaço Miguel Torga, disponível a todos os visitantes. Esta é também uma homenagem do próprio Espaço, não apenas à obra do escritor, mas também a todas as gerações que marcaram a história desta localidade, e do seu património cultural imaterial.
Serão vários os tipos de sons a gravar, agrupando-se, para facilitar, em dois grandes grupos: Sons do Natural e Sons do Social. Como exemplo de Sons do Natural teremos a água, o vento, chuva, trovoada, aves, animais, entre outros. Como exemplo de Sons do Social, teremos trabalhos agrícolas, gado, pastores, histórias de vida, relatos, cancioneiro, património acústico religioso (sino, relógio da igreja, orações populares), antigas e atuais profissões, dialetos, sons do quotidiano da aldeia, e ainda os percursos de Miguel Torga, entre outros.
A apresentação do projeto será em formato de “concerto de olhos vendados”, onde o público será convidado, através da imaginação, a visitar os locais mais importantes da vida e da obra de Miguel Torga, bem como os cantos e recantos da sua aldeia natal, São Martinho de Anta.