dodouro press

Infraestruturas de Portugal garantiu rapidez
José Manuel Gonçalves trouxe garantidas que o encerramento da linha do Douro será apenas por três meses
José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, reuniu ontem (2 de Novembro) com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme dOliveira Martins, bem como com os responsáveis pela CP – Comboios de Portugal. 
Em cima da mesa esteve o encerramento temporário do troço entre Caíde e Marco de Canavezes, com vista à execução de obras de modernização da linha, sem os condicionalismos da passagem dos comboios. 
Nessa reunião, que José Manuel Gonçalves considera “produtiva, esclarecedora e proveitosa para a região”, foi dada a garantia absoluta que, o prazo de encerramento por três meses do troço Caíde – Marco, será cumprido de forma rigorosa.
Este encerramento ocorrerá nos meses de menor fluxo de passageiros, considerado entre novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Por forma a minimizar o transtorno causado aos passageiros, será criada uma rede de transportes, que fará a ligação entre as duas estações com a máxima eficiência e no mais curto espaço de tempo possível. Dessa reunião, saiu ainda o compromisso do lançamento da empreitada para a eletrificação da linha do Douro entre o Marco de Canavezes e Peso da Régua, no início de 2019. 
Ao Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua foi ainda dada a certeza que a melhoria da linha do Douro e a sua ligação a Espanha fazem parte das intenções do Governo e que o investimento necessário deverá ficar contemplado no próximo Quadro Comunitário de Apoio. 
José Manuel Gonçalves sublinha o papel estruturante da linha do Douro para o concelho e para a região e a importância da mesma no quotidiano das pessoas, sem esquecer os turistas que recorrem a esta via para chegar a Peso da Régua e ao Douro. 
A reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme dOliveira Martins e os responsáveis pela CP – Comboios de Portugal, além do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, contou com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião.