dodouro press

Resende promove atividades para Seniores
Iniciativas pretendem combater o isolamento social
O Município de Resende deliberou aprovar na última reunião de Câmara, realizada no dia 5 de fevereiro, a implementação de diversas iniciativas dirigidas aos seniores do concelho.
Assim, o executivo camarário decidiu aprovar a realização do programa "Acrescentar Vida aos Anos" que compreende as seguintes atividades para pessoas com mais de 65 anos de idade e reformados.
- Ludoterapia – jogos lúdicos, caminhadas, dança, atividades de motricidade, uma vez por semana no Pavilhão Desportivo da EB2 (Resende) e quinzenalmente nos Pavilhões Municipais de S. Martinho de Mouros, Freigil e Anreade, de abril a setembro;

- Criação de uma equipa de Boccia Sénior – treinos a efetuar uma vez por semana no Pavilhão Municipal de Anreade ou outro(s) a definir;

- Oficina de Memória

– atividades de culinária, leitura, teatro, manualidades, etc., uma vez por semana, na sala de atividades do Museu Municipal e quinzenalmente no Centro Cívico de S. Martinho de Mouros;

- Encontros Intergeracionais – a realizar nas freguesias no período de abril a setembro;

- Baile à moda antiga – para comemorar os Santos Populares. A realizar nas freguesias em local a combinar com os respetivos Presidentes de Junta.
Na mesma reunião foi também aprovado o programa intitulado "Não Estou Só" dirigido a todos os seniores que vivam sós ou com outros seniores e que inclui visitas técnicas semanais a realizar por um(a) Assistente Social ou outro(a) Técnico(a), com o objetivo de monitorizar a situação física e cognitiva do sénior através da observação e do diálogo e ser o elo de ligação, quando não houver outro, com a comunidade e com os serviços públicos, nomeadamente a facilitação de acesso aos Serviços de Saúde, à aquisição de medicamentos e géneros alimentares, entre outros serviços básicos.
Em curso encontra-se o Programa Ocupacional de Tempos Livres para pessoas com mais de 65 anos de idade e para reformados com idade inferior. As inscrições encontram-se abertas para esta iniciativa a decorrer nas instalações das Piscinas Municipais Cobertas com atividades aquáticas, duas horas por semana, sendo que a inscrição é totalmente gratuita. Se tem mais de 65 anos ou é reformado não perca esta oportunidade de desenvolver a sua atividade física e melhorar o seu bem estar psicológico.
Procure informações sobre estas atividades e inscreva-se nos serviços de atendimento da Câmara Municipal.
O Presidente do Município de Resende, M. Garcez Trindade, e a Vereadora do Pelouro da Ação Social, Maria José Dias, referem que "a implementação destas atividades pretende desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, bem como promover o convívio e a confraternização entre os seniores do concelho, de forma a evitar o seu isolamento social e geográfico. Por outro lado, pretende-se fomentar a troca de hábitos e modos de vida diferentes, permitindo a partilha de conhecimentos e a vivência de experiências novas, com vista à melhoria do bem estar físico e mental e contribuir, assim, para o equilíbrio emocional dos seniores".