dodouro press

Festa da Labareda anima Resende
Vila recebe Blind Zero, Roberto Leal e Tiago Bettencourt & Mantha
A tradicional festa do concelho de Resende, a "Festa da Labareda", decorre entre os dias 24 e 29 de Setembro.
O programa é diversificado e contempla iniciativas de índole musical, desportiva, cultural e recreativa.
Para o dia 24 de Setembro está agendada a inauguração da exposição de Pintura "Dualidades (Jazz e memórias de uma terra...)" de XicoFran, às 18 horas, no Museu Municipal, segue-se às 21 horas a animação das ruas da vila a cargo do grupo de Bombos de S. Martinho de Mouros. O programa musical continua, no largo da feira, com a actuação dos grupos "Revolução XXI" (às 21h30), "Sinopse" (às 22h30) e "Trovador" (às 23h30).
Blind Zero sobe ao palco no dia 25 de Setembro, às 23h30, logo após a animação das ruas por parte do grupo de Bombos de S. Romão e da actuação do grupo musical "Raio de Sol". A noite culmina com uma sessão de fogo de artifício.
No dia 26 tem lugar o XXII Concurso de Pesca Desportiva e a animação das ruas ficará a cargo do grupo de Bombos de Miomães. Às 21h30 tem início o habitual Festival de Folclore com a participação de Grupos Etnográficos e Folclóricos oriundos de todo o país.
O dia 27 de Setembro é o dia dedicado às bandas musicais do concelho.
Pelas 21h30, no Largo da Feira, as Bandas de Música de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha" actuam. No dia 28 de Setembro o grupo "Segunda Via" inicia mais uma noite de animação, seguindo-se às 23h30 o concerto do conhecido cantor "Roberto Leal".
As actuações do grupo "Rumpelstitskin", às 21 horas, e "Tiago Bettencourt & Mantha", às 22h30, encerram as festividades, no dia 29 de Setembro, com chave de ouro.
A Festa da Labareda surgiu no âmbito da Feira Anual de São Miguel que se realiza desde tempos que a memória desconhece.
A feira decorria, no dia 29 de Setembro, no dia de São Miguel Arcanjo que marca o final das colheitas agrícolas e a mudança de caseiros. A vontade de que todos participassem na feira levou a que se instituísse o dia 29 como feriado municipal.