dodouro press

Animação de Verão em S. Martinho de Mouros
Espetáculos musicais animam freguesia do concelho de Resende
A Câmara Municipal, em parceria com a Irmandade S. Francisco Xavier, apresentam um programa diversificado de atividades culturais que pretende animar as noites de verão, no Centro Urbano da Vila de S. Martinho de Mouros, em Resende. O programa, que decorre durante o mês de agosto, a partir das 22:00 horas, contempla um conjunto de espetáculos musicais variados, cujos géneros contemplam o folclore, a música popular portuguesa e o fado.
A agenda da animação é a seguinte:
03 (sexta-feira) - "Art'Som" - Música de Baile
04 (sábado) - " A Tua Cara não me Entranha"
05 (domingo) - Escola de Música - I. S. F. Xavier
10 (sexta-feira) - " Tom Vintém e Amigos"
12 (domingo) - Grupo Danças e Cantares "Resende em Marcha"
20 (segunda-feira) - Noite de Karaoke
21 (terça-feira) - "Sons do Douro"
22 (quarta-feira) - "Dilema"
Recorde-se que S. Martinho de Mouros foi alvo de uma requalificação urbana concluída no ano de 2008 que transformou por completo o centro urbano desta vila que chegou a ser sede do Concelho desde tempos anteriores à nacionalidade Portuguesa até à data de 24 de Outubro de 1855, aquando da reforma administrativa do território, passando a integrar até hoje o concelho de Resende.
Trata-se de uma freguesia com um elevado valor patrimonial: aqui encontra-se a Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros, uma construção religiosa e militar do românico de finais do século XII, classificada como Monumento Nacional por decreto a 3 de Junho de 1922; a Igreja do Senhor do Calvário, situada a norte da Praça da Feira Nova, data do século XVII, pertence à Irmandade S. Francisco Xavier, onde ainda hoje se realiza uma romaria anual, de origem remota, no último domingo de agosto; o Pelourinho constituído por uma base de cinco patamares, todos octagonais, um alto fuste ou coluna também de oito faces e um capitel quadrangular e o Castro da Mogueira, uma estação arqueológica situada numa colina sobranceira ao rio Douro.
A animação de verão em S. Martinho de Mouros promete animar os muitos emigrantes e turistas que se deslocam ao concelho durante esta época verão.