dodouro press

Universidade de Aveiro vem a Moimenta ensinar jovens a lidar com o dinheiro
Durante três dias da próxima semana (26, 27 e 28 de Novembro), três monitores da Universidade de Aveiro darão ‘aulas’ de combate à iliteracia financeira a jovens dos sete aos 17 anos. O projecto "Educação+ Financeira" é uma iniciativa conjunta do "PmatE – Projecto Matemática Ensino", da Universidade de Aveiro, e da Caixa Geral de Depósitos, e conta com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Decorrerá na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.
O objectivo nuclear é sensibilizar, estimular e mobilizar os jovens para as questões da educação financeira, já que os conceitos de educação financeira e literacia financeira têm-se vulgarizado, durante a última década, como resultado da crescente preocupação com a fraca capacidade das pessoas para lidar com as suas finanças pessoais.
A iniciativa consta, basicamente, de uma exposição itinerante com actividades interactivas que colocam os visitantes perante desafios, confrontando-os com as esco-lhas relativas à gestão do seu dinheiro no dia-a-dia – ganhar, gastar, poupar e investir.
O primeiro objectivo é despertar neles a curiosidade, o espírito crítico e o interesse que os levem a aprofundar conhecimentos, a desenvolver atitudes e a adoptar comportamentos socialmente responsáveis, de cidadania.
A exposição é modular e apresenta conteúdos adaptados às diferentes faixas etárias, que dão ênfase à experimentação e ao jogo. É uma forma de estimular os visitantes e a escola para a exploração didática dos temas da educação financeira, de forma sistemática e continuada.