dodouro press

25 operadores internacionais procuram negócios no Douro e na Beira Interior
Entre 16 e 22 de Maio, um grupo de 25 agentes económicos, oriundos de nove países, vai percorrer as regiões do Douro e da Beira Interior para conhecer e comercializar produtos endógenos e pacotes turísticos. Esta viagem de negócios é promovida pelo projecto Douro e Estrela – in Tourism, que continua a trabalhar para estimular a cooperação empresarial e a internacionalização.
Vindos do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Angola, Índia, Ucrânia, Espanha, Inglaterra e Áustria, os agentes económicos (onde se incluem importadores, distribuidores e operadores turísticos) visitam os territórios abrangidos pelo projecto Douro e Estrela – in Tourism com o intuito de adquirir e comercializar produtos da fileira agro-alimentar (como vinhos, azeites, queijos ou enchidos) e/ou propostas de circuitos turísticos.
Depois de pernoitar na Pousada do Convento de Belmonte, o grupo visitará os museus dos Descobrimentos e Judaico, tendo ainda a oportunidade de provar os sabores serranos.
Ao final da manhã, rumará à aldeia histórica de Sortelha, com uma passagem pelas casas de campo Carya Tallaya.
A jornada terminará com a chegada à aldeia histórica de Linhares.
Para 18 de Maio, o programa desta Business Trip inclui uma incursão à vila histórica de Almeida, à Reserva da Faia Brava e à aldeia histórica de Figueira de Castelo Rodrigo. No dia seguinte, o grupo deixará Trancoso para rumar ao Museu do Côa, onde poderá apreciar o traço arquitectónico sui generis de um dos maiores museus de Portugal e os vestígios de arte rupestre deixados no Vale do Côa. Seguir-se-á uma viagem de comboio desde a estação do Pocinho até ao Pinhão, com os vinhedos em escadaria a dominarem o horizonte.
Ainda haverá tempo para conhecer algumas quintas durienses, o Museu do Douro e os néctares típicos de uma região classificada como Património da Humanidade.
Sabrosa e Tarouca, com visita às caves da Murganheira, serão os destinos do grupo a 20 de Maio.
No penúltimo dia desta Business Trip do Douro e Estrela – in Tourism, está agendada uma visita às cidades de Lamego e de Vila Real, culminando com a chegada ao Porto.
Antes do término desta viagem, será proporcionado um cruzeiro no Douro e um city tour.
Co-promovido pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), o projecto "Douro e Estrela – In Tourism" já organizou, em 2013, acções de promoção turística internacional: visita de prescritores ao Douro e Beira Interior, em Junho, e viagem aos Estados Unidos, em Setembro, para afirmar o Douro e a Serra da Estrela como destinos turísticos apetecíveis para os mercados externos.