dodouro press

Comissão Vitivinícola Regional lança campanha #euprovotrasosmontes
Região de Trás-os-Montes mostra-se em Lisboa de 29 de Outubro a 2 de Novembro
Entre 29 de Outubro e 2 de Novembro, Lisboa é palco de várias acções de promoção e de divulgação dos vinhos da Região de Trás-os-Montes, realizadas pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) no âmbito do Encontro com o Vinho e Sabores 2015.
#euprovotrasosmontes é o mote para um programa de actividades que começa no restaurante Viva Lisboa (Neya Lisboa Hotel)e que propõe um jantar assinado pelo Chef Pedro Almeida sob a supervisão de Miguel Laffan (estrela Michelin) destinado a saborear Trás-os-Montes à mesa, na companhia de um buffet de vinhos assinado por nove produtores da Região.
Empada de alheira de Mirandela, duxelle de cogumelos e jus do assado antecede polvo à transmontana com arroz malandrinho do mesmo, bacalhau assado com pão de centeio, grelos salteados e puré de alho negro, posta mirandesa, creme de castanha e chip de batata com chimichurri, finalizando com um buffet de doces conventuais que harmonizam, no seu todo, com referências de vários produtores.
A 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, é também ao jantar que alguns restaurantes de Lisboa aderem a uma acção de promoção e prova da Região: Viva Lisboa, Petit Palais, Olivier Avenida, K.O.B., Tabik, Sommelier e Este&Oeste são os sete espaços que acolhem referências de 18 produtores que vão variando ao longo dos três dias.
A iniciativa, integrada no plano de promoção da Região Vitivinícola traçado para 2015, desenvolve-se a par de uma campanha intitulada #euprovotrasosmontes que, até aofinal do ano, levará aos principais centros urbanos algumas acções de prova e divulgação de vinhos e produtos transmontanos. 
Parao Presidente da CVRTM, esta será “uma mostra da Região de Trás-os-Montes em Lisboa que tem como objectivo ampliar a participação da Região no Encontro com o Vinho e Sabores 2015. Queremos aproveitar um momento forte do calendário do sector para levar até aos consumidores um cardápio de sabores tipicamente transmontanos, que começa com um jantar de assinatura no dia 29 e que se prolonga, em provas de vinhos da Região, até dia 1 de Novembro em vários restaurantes de Lisboa”. 
“A Região está motivada e empenhada em mostrar o que de melhor faz: provas nos principais centros urbanos, promoção de encontros com distribuidores, activação da presença dos produtores em acções temáticas e uma campanha online que transmite o orgulho de fazer bons vinhos em Trás-os-Montes”, refere Francisco Pavão. 
Recorde-se que a CVRTM certifica produtos com Denominação de Origem (DO) Trás-os-Montes e Indicação Geográfica (IG) Transmontano, para além de promover a divulgação dos produtos vínicos e de dinamizar a melhoria da qualidade da vinha e dos produtos vínicos com DO e IG, protegendo o património regional que constitui a Denominação de Origem Trás-os-Montes.