dodouro press

04Out.2007 - Vacina deverá ser administrada em Outubro ou Novembro
Vacina contra a gripe já está à venda Direcção-Geral de Saúde pretende que a vacina contra a gripe atinja 60% da população acima dos 65 anos e já lançou campanha de sensibilização para o efeito
Já se encontram à venda, desde o transacto dia 01 de Outubro, mais de 1,6 milhões de vacinas contra a gripe, podendo ser adquirida(s) no universo das farmácias portuguesas.
A vacina deve ser administrada em Outubro ou Novembro, mas pode ser aplicada durante todo o período do Outono e Inverno. Apesar de poder ser aplicada a todos os cidadãos, em todas as faixas etárias, a DGS recomenda que se administre a partir dos seis meses de idade, com excepção (apenas) para as crianças com idade inferior, no caso de as mesmas apresentarem asma, doenças crónicas ou padecerem de doença cardíaca.
Desta feita, a DGS pretende que a vacina contra a gripe atinja cerca de 60% da população com idades superiores aos 65 anos, tendo já lançado uma campanha junto dos delegados de saúde e médicos, alertando que os idosos em instituições devem ser todos vacinados.
O Secretário de Estado da Saúde também já emitiu um despacho que alarga o prazo de validade das receitas médicas de forma a permitir a prescrição antecipada das vacinas.