dodouro press

Olimpíadas de Matemática
04Out.2007 - Portugal conquista medalha de ouro
Portugal alcançou o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que se realizaram em Coimbra, tendo os estudantes conquistado três medalhas, uma das quais de ouro.
Conforme anúncio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a distinção mais alta coube a João Guerreiro, que este ano terminou o ensino secundário no Colégio Valssassina, em Lisboa, preparando-se agora para entrar na licenciatura de Matemática do Instituto Superior Técnico.
Os estudantes João Matias, da Escola Secundária José Gomes Ferreira, também em Lisboa, e Vasco Moreira, da secundária de Gondomar, completaram as medalhas, conquistando, respectivamente, uma de prata e uma de bronze. No total, a equipa portuguesa alcançou 66 pontos, o que lhe rendeu um sexto lugar entre os 23 países ibero-americanos participantes na competição, o melhor resultado de sempre.
Realizadas desde 1985, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática decorreram este ano pela primeira vez em Portugal, na cidade de Coimbra, tendo sido organizadas conjuntamente pela SPM e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Já em 2006 os estudantes portugueses tinham obtido os melhores resultados de sempre a nível internacional, com três medalhas de bronze e uma menção honrosa em cada uma das competições (olimpíada internacion