dodouro press

30Nov.2007 - Gangue que também terá actuado em Portugal foi capturado em Espanha
Grupo de assaltantes dedicava-se ao roubo em vivendas, é suspeito de, pelo menos, 18 assaltos e estava classificado com altamente organizado
As autoridades espanholas desmantelaram, numa operação realizada em Madrid e em Valência, um gangue suspeito de uma vaga de assaltos a residências, que também terá actuado em Portugal. Ao todo, foram detidos dez indivíduos, seis de nacionalidade croata, dois de nacionalidade italiana e dois de nacionalidade romena, com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos e, segundo a polícia, formavam um "grupo altamente organizado".Os assaltantes, entre eles cinco mulheres, dedicavam-se sobretudo a roubos em vivendas. Para entrarem nas residências, arrombavam as portas com recurso a um pé-de-cabra ou recorriam a cartões plastificados para forçar as fechaduras.
Para já, parece haver indícios que atribuem ao gangue a autoria de 18 assaltos, nas zonas de Madrid e Guadalajara. No entanto, suspeita-se que a sua área de intervenção tenha sido bastante mais alargada, englobando diversas províncias de Espanha e mesmo algumas zonas do território português. As sete buscas efectuadas em Madrid e em Valência culminaram na apreensão de três veículos; uma pistola de calibre 6,35 mm; câmaras de filmar; telemóveis; consolas e diversos artigos em ouro alegadamente roubados das habitações. Foi ainda apreendido dinheiro, num montante superior a 3500 euros.