dodouro press

14Dez.2007 - Associações juntam-se para criar Plataforma Douro
Um conjunto de sete Associações durienses (Associação de Aderentes da Rota do Vinho do Porto, Associação dos Amigos do Museu do Douro, Associação dos Amigos de Pereiros, Associação Sócio-Cultural de Trevões, Associação para a Valorização e Defesa do Património do Vale do Douro, Círculo Cultural Miguel Torga e Liga dos Amigos do Douro Património Mundial) tem vindo a reunir desde o início de 2007, no sentido de criarem um movimento que articule organizações da sociedade civil desta região, que designaram por Plataforma Douro – Cultura, Património e Turismo.
Na proposta de bases fundadoras deste Plataforma sublinha-se que “Um Douro renovado e dinâmico exige instituições com mais peso político,com maior capacidade para desenvolver acções integradas e integradoras, com sentido vincadamente estratégico. Instituições que, valorizando o exercício de uma cidadania activa e responsável, contribuam para fazer do Douro uma região atractiva”. Os objectivos deste movimento são: (1) a troca permanente de informação; (2) a realização de encontros regulares entre corpos directivos; (3) a preparação e execução de projectos conjuntos; (4) a realização de eventos conjuntos; e (5) a interlocução conjunta com a administração, nomeadamente com a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro.
Tendo em vista debater as acções de Plataforma Douro em 2008 teve lugar no dia 30de Novembro, nas Caves da Murganheira, um encontro dos Corpos Sociais das sete Associações referidas. Os presentes fizeram o balanço do trabalho já realizado e decidiram avançar com um conjunto de actividade que permitam mobilizar o tecido associativo regional e dar visibilidade à proposta da Plataforma Douro, muito em particular a realização de três Debates sobre Cultura, Património e Turismo, nas três sub-regiões do Douro, seguidos de Mesas Redondas Associativas com Associações de cada sub-região. Paralelamente, as organizações referidas pretendem lançar em 2008/09 um Prémio Escolar centrado nas expressões plásticas, sendo o tema geral “Descobrir a Região do Douro”.