dodouro press

21Dez.2007 - Vinho - Exportação cresceu 7,5% em dois anos
A exportação de vinhos portugueses cresceu, em valor, 7,5 por cento nos últimos dois anos, apesar de ter registado um decréscimo de dois por cento em quantidade, o que representa "uma subida na cadeia de valor".
Os dados foram divulgados no Fórum Anual do Sector do Vinho, promovido pela ViniPortugal e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em Santarém, pelo responsável pela parceria que vigorou entre as duas instituições entre Julho de 2005 e Julho de 2007.
Manuel Gaeiras, que citou dados do Instituto Nacional de Estatística que referem valores da exportação de vinhos portugueses (sem o vinho do Porto) em 2006 da ordem dos 216 milhões de euros, frisou o crescimento das vendas para mercados como os Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido e o Brasil, com um pequeno decréscimo nos países nórdicos, no período em que vigorou o projecto.
Segundo os dados divulgados e mais recentes, da responsabilidade da AC Nielsen, entre Outubro de 2006 e Outubro de 2007, as vendas de vinhos portugueses nos Estados Unidos cresceram 34,7 por cento em valor e 11,3 por cento em volume.
Entretanto Vasco d’Avillez, da ViniPortugal, afirmou que em 2008 vão ser investidos 3,8 milhões de euros em acções a desenvolver nos mercados internacional (3 milhões) e nacional (800 mil), frisando que este representa dois terços do consumo da produção nacional. As apostas vão continuar a fazer-se sobretudo nos três mercados apontados como prioritários no estudo de Michael Porter - Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha.