dodouro press

Para 15 mil crianças
28Dez.2007 - Governo investe 100 Milhões em Creches
O Governo vai investir 100 milhões de euros, até 2009, na construção de 343 novas creches, com capacidade para 15 mil crianças, revelou o primeiro-ministro, José Sócrates.
O chefe do Governo, que falava em Gavião (Guimarães), garantiu que o investimento em creches tem a vantagem de criar 3.500 novos postos de trabalho no sector, e lembrou que Portugal vai atingir, já em 2009, as metas programadas até 2010 pela União Europeia para os Estados-membros.
"Gostaríamos de dar mais apoio à natalidade e às famílias, mas a actual situação das contas públicas alinda não o permite", referiu, acentuando que, os jovens casais portugueses têm de sentir que o País os apoia na criação dos filhos e no desenvolvimento das suas famílias.
O governante mais lembrou, a propósito, que o Orçamento de Estado para 2008 duplica, de 160 para 320 euros, o montante que as famílias podem deduzir à colecta em sede de IRS, garantindo que a nova geração de políticas sociais "é a prioridade das prioridades" do Governo. Em Gavião, durante a sessão que se seguiu ao lançamento da primeira pedra da construção do Centro Social da cooperativa "Mais plural", José Sócrates revelou ainda que o Executivo está a apoiar 33 mil grávidas e a duplicar ou triplicar o abono de família a 88 mil famílias com dois ou mais filhos.