dodouro press

Perdidos & Achados
08Fev.2008 - Portugueses já podem encontrar pela Internet
Desde o penúltimo dia de Janeiro que os portugueses podem encontrar objectos perdidos, através do portal Perdidos e Achados, bem como denunciar um crime no sistema Queixa Electrónica. O portal (http://perdidoseachados.mai.gov.pt), que coloca em funcionamento permanente um sistema on-line de registo de objectos ou documentos encontrados e entregues na GNR e na PSP, entrou em vigor em Coimbra, Faro, Fátima, Lisboa, Porto e Setúbal, e até ao final do ano estará operacional em todo o país.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse aos jornalistas que o novo portal "vai permitir que os cidadãos não se desloquem fisicamente aos estabelecimentos de polícia onde se encontram os objectos", podendo verificar se "realmente" foram encontrados através da Internet.
Por sua vez, o sistema Queixa Electrónica (http://queixaselectronicas.mai.gov.pt), permite aos cidadãos apresentar queixas ou denunciar crimes às forças de segurança pela Internet. No Queixa Electrónica, serviço partilhado pela GNR, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Ofensa à integridade física simples, violência doméstica, maus-tratos, furto, roubo, burla, extorsão, tráfico de pessoas e lenocínio são alguns dos crimes que poderão ser denunciados na Queixa Electrónica.
O portal Perdidos e Achados e o sistema Queixa Electrónica são duas medidas do programa governamental Simplex, que visa a simplificação de procedimentos administrativos. De acordo com o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, o sistema de Queixa Electrónica "é seguro" e "protege a identidade" das vítimas. No entanto, sublinhou, o queixoso terá sempre de se identificar perante as autoridades de seguranças. % id