dodouro press

2500 vinhos e 300 produtores na V Edição da Essência do Vinho
Começou no passado dia 13 de Março aquela que é já a V Edição da Essência do Vinho, numa organização conjunta da Associação Comercial do Porto e pela empresa Essência do Vinho (líder do mercado português de organização de eventos para promoção de vinho e gastronomia) e que este ano conta com dois mil e quinhentos vinhos de 300 produtores de nove países vão estar em prova livre até Domingo, no Palácio da Bolsa do Porto. Segundo a organização vão estar presentes 40 marcas estrangeiras, de França, Espanha, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Chile e Argentina. Pela segunda edição do Essência do Gourmet, que vai decorrer paralelamente a poucos metros do Palácio da Bolsa, no Mercado Ferreira Borges, vão passar 20 chefes de cozinha, entre os quais cinco estrangeiros, quatro a trabalhar em Portugal e o quinto no Brasil.
O belga Fabrice Le Nud (eleito Melhor Chefe de Patisserie 2007 do Brasil), o italiano Augusto Gemeli, o filipino René Sandoval, o sérvio Ljobomir Stanisic e o espanhol Jordi Serra vão juntar-se a alguns dos melhores chefes de cozinha portugueses, entre os quais Henrique Sá Pessoa, Vítor Matos e Albano Lourenço, em pequenos cursos e demonstrações de pratos. A organização do Essência do Vinho - Porto 2008 espera a visita de cerca de 16 mil pessoas, o mesmo número registado em 2007, para as mais de 100 actividades programadas pelos produtores presentes.
Durante os quatro dias, o Essência do Vinho vai ser visitado por um painel de jornalistas estrangeiros, do Reino Unido, Espanha, Brasil, Alemanha, Polónia e Estados Unidos, que vão eleger os 10 melhores vinhos portugueses. Para cativar um público jovem e aumentar a sua ligação com o vinho, a organização vai lançar na edição deste ano, em parceria com a revista Blue Wine, o CD "Wine Music - Chill out for wine moments". A empresa investiu na edição deste ano cerca de 500 mil euros, que espera recuperar em receitas de publicidade e na venda de bilhetes, que custam 15 euros por um dia. A Essência do Vinho prevê facturar este ano 2,25 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 28 por cento relativamente a 2007.