dodouro press

Salazar no Douro
A Companhia de Teatro do Ribatejo vai trazer à região um espectáculo que tem percorrido
todo o País com grande êxito, para além de já ter sido apresentado em Paris, Andorra e
Luxemburgo para as comunidades Portuguesas.
Assim o espectáculo SALAZAR-ASCENSÃO E QUEDA numa versão e encenação de João Coutinho, vai ser apresentado em MONTALEGRE no dia 23 de Abril, VINHAIS no dia 24 de Abril com sessões às 16 e 21H30 e MACEDO DE CAVALEIROS no dia 25 de Abril, promovidos pelas Cãmaras Municipais destas localidades, SALAZAR - ASCENSÃO E QUEDA é uma grande viagem teatral pelo Portugal do Sec. XX tutelada pela figura misteriosa, marcante e definitiva de Salazar e do Estado Novo.
A partir de textos diversos, a Companhia de Teatro do Ribatejo coloca em cena um espectáculo que faz da história e do teatro um momento de reflexão sobre o sentir e o viver Português. Da tomada de posse de Salazar ao início do processo democrático, " SALAZAR - ASCENSÃO E QUEDA" visita momentos como: - O Início do Estado Novo.- A Guerra Civil Espanhola- A Emigração- A vida dos campos- A guerra colonial- Humberto Delgado- A Pide- O movimento dos Capitães.
O espectáculo é acompanhado pela projecção de imagens cinematográficas que nos situam em
diversas épocas, integrando-se ainda como elementos cenográficos.A canção da época ou a marcar situações na voz dos actores é outro elemento interessante e ilustrativo de
muitas cenas.
Este é um espectáculo de memórias, de angústias, de coragem num retrato do viver
Português no Sec. XX.