dodouro press

Face à média europeia
18Abr.2008 - Preços dos combustíveis estão a subir em Portugal
Os preços dos combustíveis sem impostos estão a subir em Portugal face à média europeia, com o preço da gasolina sem chumbo 95 a ser "sistematicamente" mais alto, refere um estudo da Autoridade da Concorrência.
Segundo a "newsletter" de Acompanhamento dos Mercados dos Combustíveis, referente ao quarto trimestre de 2007, Portugal registou em Dezembro "uma degradação da sua posição relativa no ranking dos preços mais baixos antes de impostos na UE a 15 (Estados-membros)".
Nesse mês, Portugal tinha o quinto preço mais alto para a gasolina sem chumbo 95 octanas e o terceiro preço mais elevado para o gasóleo.
Já nos preços de venda ao público, com impostos, Portugal tinha o quarto preço mais elevado da gasolina na União Europeia a 15 e o quinto mais elevado no gasóleo.
Na gasolina sem chumbo 95, o preço estava 2,3 por cento acima da média da UE a 15 e no gasóleo estava 1,6 por cento abaixo da média europeia. A Autoridade da Concorrência refere que em 2007 o preço da gasolina sem chumbo 95 foi "sistematicamente superior em Portugal, face à média da UE".Durante o ano, e face a 2006, os preços subiram em Portugal 3,2 por cento no caso da gasolina e 3,3 por cento no gasóleo.
No geral, o consumo de combustíveis rodoviários subiu 0,2 por cento entre um ano e o outro, mas verifica-se que esse valor é conseguido através do aumento de 2,2 por cento do consumo do gasóleo, porque o consumo da gasolina caiu 5,3 por cento. %