dodouro press

Para 227 habitantes
18Abr.2008 - Portugal tem em média um polícia
Em Portugal "existem 21.269 elementos a nível nacional, representando um rácio de um polícia para 227 habitantes, enquanto a média europeia é de um agente para 350 pessoas", referiu ao Diário de Notícias fonte oficial da direcção nacional da PSP, no dia em que tomou posse o novo director nacional.
Destes 21.269 elementos da PSP, "são poucos os que estão em serviços impedidos dentro das esquadras, porque já existe um quadro civil à parte, com cerca de 800 pessoas para funções administrativas, que não contam para o número de efectivos da PSP", explicou ao DN fonte sindical. Os dirigentes sindicais esperam que o novo responsável aumente o quadro orgânico de cerca de 21 mil para 23 mil agentes, alertando que o actual efectivo "é insuficiente para as necessidades".
Segundo revelou fonte da PSP ao jornal, formar um agente "custa cerca de 12 mil euros e o curso tem a duração de um ano lectivo", adiantando que "a formação de um oficial custa cerca de 50 mil euros e tem a duração de quatro anos mais um ano de estágio".
A mesma fonte anunciou que, "de acordo com indicações da tutela, prevê-se a aquisição de equipamentos e outros meios materiais a curto e a médio prazo, bem como a implementação do SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal". %