dodouro press

De 4 a 8 de Março, a Invicta acolhe a segunda edição do certame
Festival de Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro na Alfândega do Porto
O melhor da tradição gastronómica transmontana e alto-duriense será servido no Porto, com o rio como paisagem e a qualidade certificada como pano de fundo, no Festival Gastronómico de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre os dias 4 e 8 de Março, o Edifício da Alfândega acolhe produtos de diversas proveniências – são 33 as câmaras municipais convidadas – num evento que pretende decalcar o sucesso da primeira edição, que contou com mais de 40 mil visitas. Quatro restaurantes, uma tasca de caça, uma loja de produtos tradicionais com cerca de 200 metros quadrados de área de exposição, 55 stands promocionais para divulgação do artesanato local e de hotéis e casas de Turismo Rural e Agro-Turismo, um Espaço Gourmet e uma mostra de vinhos (a novidade desta edição) prometem fazer as delícias dos visitantes.
O certame funcionará de quarta e sexta-feira das 12 às 16 e das 18 às 24 horas e no fim-de-semana das 12 às 24 horas. A entrada no recinto custa 1,5 euros.
Depois do inquestionável sucesso do Festival de Gastronomia de Trás-os-Montes, a segunda edição do certame era obrigatória. Reunindo a participação de um grande número de câmaras, englobadas em duas regiões de turismo, o Festival de Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro traz à Alfândega do Porto o melhor da cozinha tradicional local, conciliando os prazeres da boa mesa – o Vinho terá um lugar de destaque neste evento – à divulgação dos projectos de desenvolvimento dos concelhos participantes, bem como o seu património artístico e cultural, através da realização de exposições de artesanato e artes plásticas, e de espectáculos musicais e folclóricos que animarão o espaço.
O prazer de saborear um bom vinho é uma das propostas lançadas pela organização, que pretende proporcionar aos visitantes o contacto com vinhos e produtores da maior qualidade, e com as marcas de excelência daquela região vinhateira. O Espaço Gourmet, outro dos destaques do certame, deverá permitir aos interessados a degustação e compra dos melhores produtos gastronómicos tradicionais aos melhores preços. Neste espaço estarão presentes 50 produtores de azeite, mel, compotas, enchidos, presunto, licores e muitos outros produtos. Na área da restauração estarão presentes os restaurantes O Távora de Mirandela, o Posta à Cortador de Macedo de Cavaleiros, o Académico e o D. Roberto de Bragança.