dodouro press

Ponte metálica do Pinhão fecha de novo para obras
Intervenção vai decorrer em Maio e que custará 17.566 euros Quatro anos depois da reabilitação da ponte metálica do Pinhão, Alijó, a Estradas de Portugal (EP) vai reparar o pilar dois da estrutura, numa intervenção que vai decorrer em Maio e que custará 17.566 euros.
Desde 2006 que a EP tem vindo a fazer inspeções periódicas e levantamentos do estado das pontes e obras de arte inseridas na rede viária.
Foi naquele ano que a empresa avançou com a intervenção na ponte centenária do Pinhão, que atravessa o rio Douro e estabelece a ligação entre o Peso da Régua e aquela vila duriense.
O presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Pedro Perry, disse que as obras de requalificação e reforço da estrutura metálica do tabuleiro deram resposta a uma reivindicação antiga, anterior à queda da ponte de Entre-os-Rios, de autarcas e população local.

2,7 milhões de euros
A ponte esteve encerrada ao trânsito entre Abril e Agosto de 2006 e a intervenção custou 2,7 milhões de euros. Mas o processo não foi pacífico. Isto porque ,com o encerramento do tabuleiro da ponte ao tráfego, a EP não previa uma alternativa ao atravessamento do Douro o que obrigaria a percorrer mais 60 quilómetros.
A empreitada de reabilitação do pilar foi adjudicado à empresa H-Tecnic, em 24 de Março, pelo valor de 17.566 euros, prevendo-se a consignação da obra durante meados do próximo mês de Maio e durará cerca de 15 dias.