dodouro press

IVDP INOVA NA ESSÊNCIA DO VINHO NO PORTO
PORTO PARTY e Porto com Chocolates desafios a novas experiências
até 6 de Março, no Palácio da Bolsa, Porto
A Festa PORTO PARTY no Hard Club, no Porto, no dia 4 de Março, será uma das atracções principais do programa de participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) nesta edição da Essência do Vinho. Duas provas comentadas de vinho do Porto e Chocolates, em parceria com a Casa Grande Chocolatier, e uma prova harmonizada, com criações do Chefe Luís Américo, são outros dos pontos de interesse da acção promocional do IVDP junto daquela que é considerada "uma das principais experiências do vinho em Portugal".
Para desfrutar, de 3 a 6 de Março, no Palácio da Bolsa, no Porto.
A marcar a edição deste ano, a Festa PORTO PARTY, integrada no programa oficial, vai ser palco também da apresentação dos prémios da Revista WINE. Pelas 23h30, "sobem ao palco" os vinhos do Douro e do Porto para brilharem num momento que se pretende de descontracção e convívio à volta do vinho. Em simultâneo, os cocktails com vinho do Porto: Portonic, Porto Rosé e CaipiPorto marcam também presença ao ritmo contagiante do DJ Marl.ON.
As provas comentadas de vinho do Porto e Chocolate vão ter este ano duas sessões até porque são as mais requeridas pelo público. Bento Amaral, do IVDP, assume a condução e apresenta os diferentes estilos de Porto para vários tipos de chocolate da Casa Grande Chocolatier.
"O Douro na Rota do Oriente" é outra novidade na programação onde o Chef Luís Américo (Restaurante Mesa, Porto) apresenta criações com a marca da cozinha oriental para vinhos do Douro e do Porto, Brancos e Rosés.
De referir, ainda, que o programa de actividades deste ano, para além da promoções do IVDP, é intenso e particularmente interessante. Os vinhos da Região Demarcada do Douro vão ter grande visibilidade, com destaque para as provas Super Premium com a apresentação de vinhos raríssimos da Casa Ferreirinha, do século XIX, e da Casa Andresen, desde 1900.
Nas Provas Premium, destaque para a prova comparativa de vinhos do Porto com indicação de idade, brancos e tawnies, promovida pela Sogevinus, duas provas verticais de vinhos DOC Douro: Chryseia – Douro (Symington Family Estates) e de Duas Quintas – Douro (Adriano Ramos Pinto) e uma prova de Reserva Especial Ferreirinha - Douro (Sogrape) de 2003. Por último, saliente-se a prova harmonizada de vinhos DOC Douro da Sogevinus harmonizados com pratos elaborados pelo Chefe Vítor Matos.