dodouro press

Moimenta da Beira
Cocktail de espumante e maçã vai ser patenteado
Um cocktail que tem como base nuclear o espumante Terras do Demo e a maçã de Moimenta vai ser patenteado e pretende tornar-se numa marca forte do mercado de bebidas combináveis que aliam cores, sabores e tragos diversos.
Os ensaios para a sua criação começaram há um mês, mas o primeiro teste de mercado para a avaliação das características organolépticas aconteceu este sábado, 26 de Abril, no Bar Ar D’Rio, junto à albufeira do Távora, freguesia de Vilar, Moimenta da Beira.
Na degustação pública estiveram o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, dirigentes da Cooperativa Agrícola do Távora e da Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Vila da Rua, parceiros efectivos deste projecto tutelado pelos proprietários do Bar Ar D’Rio e criado por Dalila Dias.
O processo de experimentação é moroso e requer muito rigor, prevendo-se por isso que o registo da patente (propriedade do Bar Ar D’ Rio) e o seu lançamento não ocorram no imediato.
O cocktail foi idealizado assente na abordagem endógena - razão pela qual a selecção dos ingredientes recaiu no espumante e na maçã - e na notoriedade que estes dois produtos de Moimenta já alcançaram no país e no estrangeiro, facto que facilita a sua afirmação no mercado.
Belém Cardia, professora do curso de Restauração e Hotelaria da Escola Profissional de Moimenta da Beira, coordena os ensaios e apura os paladares.