dodouro press

Moimenta da Beira Ilustrador premiado expõe na Biblioteca
É um dos ilustradores mais fecundos, mais premiados e de maior mérito em Portugal. André Letria trabalha desde 1992 com autores como Alice Vieira, Luísa Dacosta, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria ou António Mota. E vai estar em Moimenta da Beira com uma exposição de 28 ilustrações pintadas em tela.
"Domingo Vamos à Luz" é assim que se chama a mostra que esteve patente ao público no auditório Afonso Ribeiro, na Biblioteca Municipal, de 3 de Junho a 5 de Julho.
Nesta festa de vinhos do Douro e do Comércio Tradicional estão já garantidas mais de 100 marcas de vinhos à prova. Será uma oportunidade para o consumidor provar os melhores vinhos do Douro e comprá-los a preços de produtor. No Wine Emotions não faltarão ainda provas especiais e animações vínicas, bem como outros eventos culturais, realizados juntamente com os lojistas locais. O Comércio Tradicional volta este ano a estar envolvido na iniciativa, promovendo um conjunto de acções – lançamentos e apresentações de vinhos e de outros produtos – em parceria com os produtores durienses.
Além das actividades que irão ter lugar dentro das lojas, outras acções irão desenvolver-se ao longo das ruas pedonais, onde os visitantes e a população local poderão degustar os melhores tintos, brancos, rosés, espumantes e Portos que se produzem na região duriense, bastando para tal adquirir um copo de provas à venda no local.
De sublinhar que a Câmara de Vila Real, organizadora da iniciativa, está empenhada em associar fortemente o Wine Emotions ao programa europeu "Vinho com Moderação" ("Wine in Moderation").Criado em 2010 pela Câmara de Vila Real, com o objectivo de reanimar o Centro Histórico local, onde se concentra o comércio tradicional, o Wine Emotions integra-se no Douro Emoções, uma iniciativa de animação e promoção mais vasta para os diversos públicos que visitam o Alto Douro vinhateiro. Para tornar o ambiente mais festivo e apelativo ao consumo, durante o Wine Emotions as lojas, pastelarias, cafés e restaurantes estarão abertos até tarde e haverá animação constante de rua. Neste sentido, a organização do Wine Emotions conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) que vai lançar um concurso de montras alusivo à temática Douro, Património Mundial.No dia 1 de Julho, o Wine Emotions inaugura às 18h00 e prolonga-se até às 23h00. No dia seguinte, haverá provas e animações entre as 11h00 e as 23h00. Durante os dois dias, destaque para as animações e degustações didácticas de vinhos promovidas por Fernando Melo, renomado crítico e especialista de vinhos e gastronomia.
De sublinhar ainda, na sexta-feira, pelas 19h30, a Master Tasting Vintage+Música "A Loucura dos Seventies", no claustro da Câmara Municipal de Vila Real, onde estarão à prova os Vintage Clássicos dos anos 70 do século passado.
No sábado, pelas 18h00, terá lugar nova Master Tasting: "Xisto – Granito, os vinhos de transição de terroir" no mesmo local.