dodouro press

Estudo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola
Espanha é o país que mais investe em Portugal 
A Espanha lidera o investimento estrangeiro líquido em Portugal, com 548 milhões de euros nos sete primeiros meses deste ano, contra um saldo negativo de 711 milhões de euros no mesmo período em 2010, segundo os dados da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola divulgados na passada sexta-feira. 
No mesmo estudo é apontado também que a Espanha destrona a Alemanha pela primeira vez.
Enrique Santos, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE) disse à Lusa que "é uma situação muito encorajadora que vem ajudar a economia portuguesa sobretudo porque é explicado pelo investimento no sector da indústria transformadora".
Nos primeiros sete meses deste ano o investimento directo estrangeiro bruto espanhol em Portugal cresceu 48,9 por cento, para 3997 milhões de euros, em comparação com o mesmo período do ano passado. A Alemanha, que ocupava a primeira posição como investidor estrangeiro em Portugal, passou para a quinta posição entre Janeiro e Julho deste ano face ao mesmo período do ano passado. A Holanda, por sua vez, foi o país que mais aumentou o investimento em Portugal e tem um saldo positivo de 784 milhões de euros entre investimento e desinvestimento, seguido da França e da Suíça.
Já o Reino Unido está a desinvestir em Portugal, com um saldo negativo de 66 milhões de euros.
Atenção - a Alemanha deixou de investir mas passou a cada vez mais vender para Portugal, levando-nos mais do que nos empresta.