dodouro press

Porto e Douro Wine Show junta o melhor da produção nacional
Os vinhos do Douro e Porto e a moda de Fátima Lopes
Dias 26 e 27, no Convento do Beato
São os melhores exemplos da produção nacional, com registo de sucesso em todo o mundo, que agora se associam num evento único. À notoriedade dos vinhos do Douro e Porto junta-se a moda da não menos internacional estilista Fátima Lopes, para dois dias de provas, palestras e demonstrações culinárias harmonizadas com muita moda. É o Porto e Douro Wine Show, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que no fim de semana de 26 e 27 de novembro, no Convento do Beato, vai juntar, entre outros, produtores da Região Demarcada do Douro, manequins, chefes de cozinha e especialistas da área em redor de novos conceitos e novas formas de apreciar os vinhos do Douro e Porto. Cativar novos públicos e reconquistar os portugueses, designadamente os lisboetas, são os grandes objetivos.
É a 6ª edição do Porto e Douro Wine Show que, pela primeira vez, se associa à estilista Fátima Lopes, para aliar duas grandes apostas nacionais: o vinho e a moda. Mais de 70 expositores vão estar presentes para apresentarem as novidades a um público maioritariamente jovem e interessado. Manequins agenciados por Fátima Lopes vão "desfilar" as roupas da coleção Outono/Inverno e contatar com os néctares do Douro. Reinventar o conceito do vinho e o seu consumo é o objetivo do IVDP que tem no evento a principal aposta de promoção dos vinhos da Região Demarcada do Douro no mercado nacional.
No ESPAÇO MODA EXPERIENCE, no sábado, pelas 18h00, Fátima Lopes e manequins da FACE vão aprender como apreciar e harmonizar o Vinho do Porto com Chocolate. E no domingo, à mesma hora, dois chefes de cozinha do Restaurante FACES vão confecionar um prato e fazer uma degustação no lounge com uma prova informal com as manequins.
A vencedora do programa da RTP1 MasterChef, Lígia Santos, será uma das chefes a brilhar no evento, no dia 27, às 17h30, no espaço COZINHA AO VIVO. A promissora chefe descoberta na primeira edição do MasterChef, vai estar lado a lado com nomes como Chefe José Cordeiro (Altis Belém), Chefe Justa Nobre (Restaurante Spazio Buondi), Chefe Henrique Mouro, (Restaurante Assinatura), Guilherme Rodrigues, Editor de Vinhos da Revista Gosto | Brasil, João Paulo Martins, Sandra Tavares da Silva e José Maria Soares Franco.
Um programa vastíssimo, recheado de novidades e que este ano, pela primeira vez envolve a tão aguardada entrega dos Prémios do Concurso "Gastronomia com Vinho do Porto", que durante quatro semanas percorreu o país de lés a lés à procura das melhores harmonizações dos 100 restaurantes nacionais inscritos. No dia 26, às 18h00.