dodouro press

Moimenta da Beira
Colecção de trajes na Biblioteca
Um traje de pastor, outros dois de um casal de noivos, uma doméstica vestida a rigor e o homem do regador fazem parte de um conjunto de oito vestes que cobrem outros tantos manequins expostos na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira.
A mostra "Etnografia e Folcore", que inclui ainda instrumentos musicais e utensílios domésticos de antanho, é uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Local e Rural de Moimenta da Beira com a colaboração de António Rafael Cardoso. Está patente ao público até ao próximo dia 18 de Abril e ali redescobre-se a veracidade dos trajes e a fidelidade da indumentária que hoje veste grande parte dos grupos e ranchos folclóricos do país.
Charles-Arnold Kurr Van Gennep, um antropólogo francês de renome, argumenta que "o folclore não é, como se pensa, uma simples colecção de trajes disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos, é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos". Uma exposição a não perder.