dodouro press

"SRN da Ordem dos Enfermeiros preocupada com a reestruturação do INEM" 
A Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRN da OE) – instituição que representa os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real – está preocupada com a reestruturação que o INEM se prepara para avançar, mormente em alguns concelhos do interior do Norte do País, com o eventual encerramento de ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), medida que poderá colocar em causa as respostas aos cuidados pré-hospitalares, com uma maior incidência no período noturno.
«Este serviço foi criado em alternativa ao encerramento de SAP’s», recorda Jorge Cadete, presidente da SRN da OE.
«Com a necessidade de implementar medidas de contenção orçamental, o INEM prepara-se agora para encerrar algumas ambulâncias SIV», observa Jorge Cadete que diz desconhecer qual o parecer técnico que sustenta esta decisão.
Na opinião do responsável da SRN da OE é já comum associar-se a este tipo de decisões a baixa casuística. Mas a necessidade de um meio diferenciado como a SIV não se pode prender apenas com este fator. «A interioridade, o afastamento de unidades de saúde hospitalar e o afastamento a meios de socorro diferenciados faz com que a SIV tenha importância acrescida para garantirem à população cuidados de saúde de qualidade», sustenta Jorge Cadete.
O INEM já informou que iria proceder ao encerramento em Julho das SIV de regime noturno e da ambulância de Cabeceiras de Basto (total de 4), por exemplo. «Estamos a falar de locais remotos que não possuem unidades de saúde (mais agravado em períodos noturnos) nem meios de socorro pré-hospitalar medicalizados. Em alguns desses locais, a distância pode chegar aos 100km (exemplo de castro laboreiro, com destino a Viana do castelo)», lamenta Jorge Cadete.
Perante esta reestruturação que o INEM pretende levar a efeito, sem os devidos cuidados na defesa das respostas necessárias ao cidadão, e sem ouvir os diversos interlocutores próximos dos mesmos (autarcas, ordem dos enfermeiros e outros), a SRN da OE mostra-se muito preocupada, e associa-se às tomadas de posição dos autarcas e prometem acompanhar de perto a implementação da restruturação prevista.O presidente da SRN da OE diz que os responsáveis pela Saúde no nosso País, não podem esquecer que a região norte de Portugal possui uma rede de ambulâncias SIV constituídas por 16 equipas: Porto/Gondomar, Póvoa/Vila do Conde, Valença, Melgaço, Ponte de Lima, Arcos Valdevez, Amarante, Lamego, Cabeceiras de Basto, Montalegre, Mirandela, Fafe, Santo Tirso, Régua*, Paredes de Coura* e Alijo* (*em regime noturno 20-8H).