dodouro press

Dois moimentenses na final do Parlamento dos Jovens
Dois jovens da escola Secundária de Moimenta da Beira (Mariana Nascimento e João Sarmento) vão representar o distrito de Viseu na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos próximos dias 27 e 28 de Maio. O grupo integra ainda outros seis estudantes de três secundárias do distrito: Canas de Senhorim (João Ambrósio e Joana Pinto), Viseu (Francisco Amaral e Tomás Ambrósio) e Lamego (Simão Lúcio e Tomás Sousa).
A eleição foi feita esta terça-feira, 26 de Fevereiro, em Moimenta da Beira, onde decorreu a sessão distrital que juntou 73 estudantes de 25 escolas secundárias do distrito de Viseu.
Os oito eleitos vão apresentar à Assembleia da República, três recomendações no âmbito do tema escolhido para este ano: "Os jovens e o emprego: que futuro?".
Numa delas, apelam ao governo e aos investidores privados para que apoiem mais a formação dos jovens.
Noutra, falam na aposta numa agricultura moderna e no turismo nas zonas rurais despovoadas, evitando assim o êxodo rural e criando também novos postos de trabalho.
Por último, defendem o inventivo ao empreendedorismo com a criação de uma disciplina facultativa, no ensino secundário.
O Parlamento dos Jovens é um programa que a Assembleia da República organiza em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outras entidades, com o objectivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de assuntos da actualidade.