dodouro press

8 de Junho
"Edições Esgotadas" editam Joaquim Pessoa
É uma das vozes mais destacadas da poesia portuguesa do pós 25 de Abril, considerado um renovador nesta área. E que regressa ao panorama literário português pela mão das "Edições Esgotadas" (uma das ‘marcas fortes de Moimenta da Beira), após dois anos de interrupção editorial, com o livro "Guardar o Fogo", 104 poemas inéditos que constituem um conjunto coeso, organizado em torno do eixo da criação literária.
No Prefácio, Maria da Conceição Andrade e Maria Fernanda Navarro, afirmam que o processo da criatividade poética é o cerne, a espinha dorsal da obra. A poesia de Guardar o Fogo deixa transparecer um poeta amadurecido, mais sereno, cujo crescimento no ofício continua a surpreender e a encantar.
O lançamento de "Guardar o Fogo" será no próximo sábado, 8 de Junho (16h00), na Livraria Bulhosa, do Campo Grande, em Lisboa.
Escreveu David Mourão Ferreira que Joaquim Pessoa é o poeta progressista mais naturalmente capaz de comunicar com um vasto público. E Fernando Dacosta que ele é herdeiro de linhas riquíssimas da cultura portuguesa, que se afirmou pela luminosidade da sua escrita, pelo domínio da sua pintura, pela subtileza da sua inquietação, um autor irrecusável no panorama cultural português.