dodouro press

São Ruperto
São Ruperto nasceu por volta do ano 650 em Worms e faleceu, provavelmente, em 27 de Março de 718.
É conhecido como o apóstolo da Baviera e foi o primeiro Bispo de Salzburgo, na Áustria.
Graças ao seu trabalho pastoral converteu o Duque Téodo e todo o povo da Baviera, por isso, estabeleceu a sua sede episcopal em Salzburgo (cidade do sal).
Foi o primeiro abade do convento ou abadia de S. Pedro onde os monges se preparavam para serem missionários e suprirem a falta do clero diocesano.
Afirma-se que Deus lhe revelou a proximidade da morte. Na sua última missa, no dia de Páscoa, dirigiu a palavra aos fiéis, exortando-os a que conservassem a integridade da fé e praticassem a caridade. Poucos dias depois entregou-se a Deus e as suas últimas palavras terão sido: "Em vossas mãos, Senhor, encomendo o meu espírito".
Toda a Baviera chorou longamente a morte deste Bispo, a quem começou a venerar como um santo. O seu sucessor no bispado transportou as suas relíquias para a nova catedral de Salzburgo, o que equivaleu a uma canonização popular.
São Ruperto foi declarado padroeiro da cidade de Salzburgo e também das minas de sal tão numerosas naquela região, por isso, é representado com um vaso de sal nas mãos.
O dia da sua morte, 27 de Março, ficou sendo o dia da sua festa católica.

Antóno Manuel Alves, Prof.