dodouro press

Leomil tenta encenação da Paixão de Cristo à Mel Gibson
A paróquia de Leomil, Moimenta da Beira, está a preparar uma encenação épica e ao vivo da Paixão de Cristo, que sairá à rua na sexta-feira santa, 18 de abril, às 21 horas. O espectáculo de representação da Via Sacra contará com cerca de meia centena de figurantes, vestidos a rigor, que vão percorrer e interpretar as 14 estações com o realismo da época (e a autenticidade bíblica) e alguma inspiração no filme de Mel Gibson, estreado há uma década.
O evento tem o apoio empenhado da Junta de Freguesia de Leomil "O percurso demorará uma hora e meia e seguirá todos os passos da Paixão de Cristo, tudo com o maior realismo possível", enfatiza Bráulio Carvalho, padre da paróquia de Leomil.
O cortejo partirá da igreja matriz e incluirá as cenas bíblicas das acusações a Cristo, o julgamento, as flagelações, etc., e a crucificação no Calvário.
Será o retrato das últimas 12 horas de vida de Jesus Cristo, desde a oração, no Monte das Oliveiras, após a última Ceia, até à decisão da multidão, que prefere a liberdade de Barrabás e a condenação de Jesus.
Por "Via Sacra" ou o "caminho da Cruz" entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que o levou do Pretório de Pilatos até o monte Calvário.
Compreende 14 estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo