dodouro press

Maior concentração nacional de telescópios
É a maior concentração de telescópios que se realiza em Portugal, e este ano, na sua 4ª edição, a organização quer bater o recorde de participantes no evento, que se realiza já nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho, em Moimenta da Beira.
"Queremos ir além do número atingido em 2009, em que estiveram por cá 42 telescópios", assume Paulo Sanches, coordenador do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, a entidade que organiza a concentração.
O evento, de projecção nacional, tem como principais objectivos divulgar a Astronomia junto da Comunidade e tentar concentrar o maior número de telescópios num só evento ou local.
Pretende ainda dar a conhecer o céu escuro da região; promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e fomentar o conhecimento e convívio entre astrónomos.
"É uma iniciativa de características quase únicas no país, atendendo ao elevado número de pormenores logísticos, o que muito agrada a todos os astrónomos nacionais que nos têm visitado e que anseiam sempre pela realização da próxima edição", sublinha Paulo Sanches.
Os locais de realização da concentração dos telescópios, continuam a ser a Escola Secundária de Moimenta da Beira e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, Moimenta da Beira, onde será realizada uma observação noturna do céu, com dezenas de telescópios, aberta a toda a comunidade.
A participação é gratuita, mas a organização solicita uma pré-Inscrição online, apenas por questões logísticas, que está disponível no site https://sites.google.com/site/clubedascienciasmb/