dodouro press

"Semana da Sustentabilidade da Floresta" em Tarouca
No mês em que se assinala o Dia Mundial da árvore, cientes de que gestão da floresta é fundamental para garantir a sustentabilidade deste recurso natural, o município de Tarouca dedica uma semana ao tema "Sustentabilidade da Floresta", com ações de educação ambiental orientadas para a população escolar do concelho. A iniciativa decorre de 17 a 20 de março, e contempla um vasto programa de atividades lúdico pedagógicas, através das quais se pretende promover o fortalecimento da relação das crianças e jovens com o meio ambiente, consciencializando-as para a importância da proteção das florestas.
Consolidar os conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para o equilíbrio do ecossistema, bem como fomentar a adoção de atitudes de defesa, preservação e utilização racional dos recursos naturais, são também objetivos da "Semana da Sustentabilidade da Floresta".
"As espécies autóctones", "A nossa floresta", "Proteger a Floresta", Defesa de pessoas e bens" e "Projeto científico sobre a floresta", serão as temáticas abordadas nas ações de sensibilização dirigidas aos alunos do 1º ao 12º ano.
No dia 20 de março, integrado na ação "Vamos plantar Tarouca", as crianças do 1º ao 4º ano irão criar uma horta biológica no Agrupamento Escolar, os jovens do 5º ao 9º ano vão plantar 1000 árvores na Serra de Sta. Helena, e os alunos do 10º ao 12º ano procederão à plantação de 100 sabugueiros no Horto Monástico de S.João de Tarouca.
A "Semana da Sustentabilidade da Floresta" é organizada pelo Município de Tarouca, em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos, Inovterra, Associação Florestal Ribaflor, SEPNA-GNR, GIPS-GNR, Silvapor e ICNF. As árvores são oferecidas pelos viveiros de Figueira de Castelo Rodrigo, no âmbito do projeto Floresta Comum.