dodouro press

Realiza-se em Penafiel, entre 16 e 19 de Maio
Museu do Côa é finalista para Museu Europeu do Ano 2012
O Museu do Côa está entre os finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2012, atribuído anualmente pelo European Museum Forum, depois de o Museu do Douro ter recebido uma menção especial em 2011. Além do Museu do Côa, que abriu em Julho de 2010 como centro de interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Côa, estão ainda nomeados o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo, e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nos Açores.
A lista do European Museum Forum (EMF), que promove a qualidade das instituições museológicas, sob auspícios do Conselho da Europa, reúne 46 nomeados de 20 países, entre eles Grécia, Irlanda, Rússia, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, França e Reino Unido. A cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano 2012 realiza-se em Penafiel, entre 16 e 19 de Maio, onde vai decorrer a assembleia anual do EMF.
Para a decisão final do júri serão considerados os esforços feitos pelos museus para atrair visitantes, nomeadamente através de programas nas áreas da interpretação, comunicação e marketing – uma aposta que tem sido feita pelo Museu do Côa, e que o presidente da Turismo do Douro, António Martinho, reconhece ser fundamental para "dar a visibilidade merecida a esta obra única que veio dignificar o mais importante sítio de arte rupestre Paleolítica ao ar livre no mundo, Património da Humanidade".
E que "a par do Alto Douro Vinhateiro, também ele reconhecido pela Unesco, tornam o Douro num destino único".