dodouro press

13º Raid TT- Douro Superior
A Sabor Douro e Aventura através da organização do 13º Raid TT- Douro Superior, continua a apostar nos passeios fora de estrada e na realização de passeios TT turísticos, por trilhos e paisagens do Vale do Douro e Sabor, localizados numa das regiões mais espectaculares de Portugal. Aventure-se de 25 a 27 de Maio, num fim-de-semana que por estas paragens, promete ser inesquecível. Todas as aventuras são permitidas e o itinerário de todo o terreno vai percorrer os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Alfândega da Fé.
O percurso vai ser pelo Vale do rio Sabor, o último rio selvagem da Europa, por recantos inesquecíveis comvisitas a sítios naturais e arqueológicos únicos e paragens para efectuar provas da gastronomia regional.
A recepção aos participantes é na sede da Associação Comercial e Industrial de Torre de Moncorvo, com entrega de toda a documentação aos participantes, seguida de jantar. No Sábado, a concentração das viaturas é no Largo da Feira de Torre de Moncorvo, onde se inicia a etapa da manhã, que irá levar os participantes pelo Vale do rio Sabor com almoço no Santuário do Santo Antão da Barca. E a tarde será ela também inteiramente dedicada ao rio Sabor. A noite será num restaurante típico, recheado de pratos tradicionais, recriando um jantar por estas paragens, à moda antiga.
No Domingo a saída faz-se novamente de Torre de Moncorvo em direcção a Carrazeda de Ansiães, não com navegação por road book como no dia anterior, mas navegação por carta militar, sendo necessário levar uma máquina fotográfica para comprovar a passagem nos pontos assinalados em carta (waypoints). Neste percurso irão passar pelas Quintas do Douro, admirar a beleza da paisagem Património da Humanidade, o Alto Douro Vinhateiro. As provas de vinho serão ao almoço, que encerra esta 13ª edição do Raid TT Douro Superior.
O programa deste ano continua a mostrar as riquezas patrimoniais da região do Douro Superior, permitindo aos amantes de TT turístico, degustar da sua gastronomia e pernoitar nos solares e casas senhoriais da região, de que é exemplo o solar oitocentista, da Casa da Avó-Turismo de Habitação.
Nesta sua iniciativa, a Sabor, Douro e Aventuraconta com o apoio da empresa amiga do ambiente, FOCSA – Serviços de Saneamento Urbano de Portugal, SA. As inscrições poder feitas através dos contactos da Sabor, Douro e Aventura e do seu site www.sabordouro.com e custam respectivamente, duas pessoas com e sem alojamento, 320 e 170 Euros.