dodouro press

Moimenta da Beira
Encontro de moimentenses da diáspora
É o primeiro encontro da Diáspora Moimentense que vai juntar na vila, no próximo dia 15 de Dezembro, cidadãos de sucesso em Portugal e no Mundo com ligações a Moimenta da Beira, por nascimento, por afinidade ou por carácter. A lista é extensa, é pública e está aberta a quem quiser associar-se. O prazo limite é 10 de Dezembro.
O objectivo é conseguir reunir à mesma mesa, para momentos de discussão e reflexão do papel de Moimenta e de Portugal no Mundo, personalidades exemplares em vários domínios do saber e do conhecimento, desde a Ciência à Literatura, das Artes, da Educação à Política, dos Negócios, da Medicina à investigação Histórica e Biológica; da Música, do Direito e do Desporto também, etc.
Os encontros da Diáspora Moimentense, que se pretendem anuais, são uma antiga aspiração do presidente da autarquia, tal como o Fórum da Juventude, que se realizará na semana seguinte, 22 de Dezembro.
José Eduardo Ferreira justifica que "Moimenta da Beira, este nosso território amado, porque aqui nascemos ou o adoptámos, precisa agora ainda mais de nós e seremos capazes de dar essa resposta conjunta, que será sempre maior do que a que daríamos individualmente".
O autarca deseja também aproveitar o evento para conseguir aproximar, edificar e consolidar laços de amizade com a Diáspora Moimentense, lembrando que foi "graças ao seu desempenho e iniciativa, que as regiões onde vivem progrediram e progridem. Eles são por isso respeitados, reconhecidos e considerados, assim honrando tanto Moimenta da Beira".