dodouro press

Salzedas recebe XXI Encontro de Cantares de Janeiras
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas acolhe no próximo dia 5 de janeiro, a partir das 20h30, o XXI Encontro de Cantares de Janeiras. Nesta edição estarão presentes os grupos de cantares de Salzedas, S. Romão, Tarouca, Moimenta da Beira e Ferreirim.
O evento, criado em 1979, nasceu, como assinala o padre António Seixeira, com o objetivo de "dinamizar as gentes desta terra e de outras terras", além de pretender "despertar as consciências dos poderes públicos para a urgência da intervenção na consolidação dos claustros, que então estavam em ruína, ameaçando mesmo a derrocada".
O encontro, recentemente de caráter bianual, nunca mais deixou de acontecer e hoje, consolidados os claustros, assume-se como um "momento de partilha entre os grupos e de deleite aprazível, recordando tempos dos nossos avós, num espaço encantador como são os claustros do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas".
O próximo dia 5 de janeiro é ainda uma oportunidade de reviver as músicas, os trajes e os cantos de outros tempos, de há mais de 30 anos, aquando do I Encontro de Cantares de Janeiras da Vila de Salzedas.
A organização está a cargo da Junta de Freguesia, Sociedade Filarmónica e Paróquia de Salzedas, com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca.